quinta-feira, fevereiro 01, 2018

CONFIRMADO. FEBRE AMARELA FAZ VÍTIMAS FATAIS EM BICAS E SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO EM MINAS GERAIS

A Secretaria de Saúde da cidade de Bicas, Zona da Mata Mineira (há 89 km de Além Paraíba) confirmou a primeira morte por febre amarela na cidade. O comunicado foi feito em nota publicada no site da Prefeitura na noite de terça-feira (30/01). Segundo a secretaria municipal, Verônica Bordonal, o laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou a doença como a causa do óbito de um idoso, de 71 anos, há dez dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Vicente de Paulo, em Juiz de Fora-MG.
Ainda segundo Verônica Bordonal, o homem morava no Centro de Bicas, mas a família tinha um sítio na cidade próxima, Argirita, onde ele costumava passar muito tempo. "Por isso, comunicamos tanto à Gerência Regional de Leopoldina, quanto a Prefeitura de Argirita para que medidas preventivas sejam adotadas na cidade", comentou.
De acordo com ela, o idoso estava internado desde o dia 14, a princípio, com suspeita de pneumonia. Com o agravamento do caso, ele foi transferido uma semana depois para Juiz de Fora, onde foram feitas as coletas de amostras para enviar à Fundação Ezequiel Dias (Funed). O quadro se agravou e ele não resistiu.
A Secretaria de Saúde disse ainda que, no momento, não há outros pacientes com suspeita da doença na cidade e ressaltou que as seis unidades de saúde estão aplicando a vacina contra a febre amarela de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. E um ponto de apoio foi montado na Praça Raul Soares, também de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h.
Bicas faz parte da Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, que foi incluída no decreto de situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela. Na atualização da medida publicada há quase uma semana, o governador Fernando Pimentel (PT) incluiu mais 68 cidades - entre elas, as que integram as Unidades Regionais de Saúde de Barbacena.
O caso não consta no Boletim Epidemiológico divulgado pelo Estado nesta terça (30), que apontou 36 mortes por febre amarela em Minas Gerais.
NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO-MG.
A Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro (há 41 km de Além Paraíba) recebeu o laudo que confirmou que um homem de 49 anos morreu por causa de febre amarela. O óbito foi registrado no dia 22 de janeiro, na Casa de Caridade Leopoldinense, onde ele estava internado.
A Secretaria de Saúde informou que foi o primeiro caso confirmado na cidade e que não há outros suspeitos. A vacinação do público-alvo ainda não imunizado continua em andamento.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro, o homem retornou à cidade em 31 de dezembro. No dia 8 de janeiro, ele começou a trabalhar em uma fazenda nas proximidades da divisa com o município de Mar de Espanha. Ele foi ao Centro Municipal de Saúde no dia 17 de janeiro, queixando-se de dor no corpo, febre, tonteira, cefaleia, náuseas e vômitos há alguns dias.
Por causa da suspeita de febre amarela, foi hidratado e encaminhado para internação no Hospital São Salvador, em Além Paraíba. No dia 19, ele foi transferido para Leopoldina para o serviço de diálise e avaliação medica com um infectologista e nefrologista. No entanto, na segunda-feira (22), o paciente não resistiu e morreu. O caso divulgado não consta no Boletim Epidemiológico divulgado pelo Estado nesta terça (30), que apontou 36 mortes por febre amarela em Minas Gerais.


A REPORTAGEM É DO SITE O VIGILANTE ONLINE (Leopoldina-MG).

Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário