terça-feira, novembro 14, 2017

JOVEM DO CARMO-RJ REPRESENTARÁ O ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO SENADO FEDERAL EM BRASÍLIA

Matheus Braga Couto, 17 anos de idade, do Colégio Estadual Francisco Varella, em Carmo, na Região Serrana, representará o Rio de Janeiro como Jovem Senador. Matheus, venceu o 10º Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema ‘Brasil plural: para falar de intolerância". 
Acompanhado de outros 26 jovens, um de cada unidade da Federação, ele estará em Brasília de 27/11 a 02/12.
O município, com pouco mais de 17 mil habitantes, está em festa! No dia 05 de novembro de 2017, o colégio organizou uma carreata e um buzinaço, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para comemorar o resultado.
 Orgulhosos, os moradores acenavam e gritavam palavras de incentivo.
O aluno foi classificado, entre outras 3.932 redações, com o texto:

 ‘Terra intolerante, entre outras mil, és tu, Brasil!’, sob a orientação da professora Julianna Branco de Matos.
 Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.
– Está sendo um sonho para mim! A torcida era tão grande que fiz todo o possível e consegui ficar em primeiro lugar. Quando vi o tema da redação, fiquei com muita vontade de participar e percebi que seria a minha chance, já que no ano passado eu não consegui ser classificado. Agradeço a minha professora, a todo o colégio e a minha família pelo apoio que sempre me dão. Tenho conquistado muitas coisas graças à escola – destacou Matheus, da 2ª série do Ensino Médio, que atualmente faz estágio no Centro Administrativo da Prefeitura de Carmo.
O diretor do Colégio Estadual Francisco Varella, Eduardo Azevedo, no entanto, credita o sucesso ao talento do jovem na área literária.
– O Matheus escreve muito bem e foi mérito dele esse resultado brilhante. No Concurso Cultural Brasil-Japão, em 2015, ele também foi o vencedor em uma das modalidades – revelou o gestor da unidade, lembrando que a unidade coleciona vitórias, ainda, em campeonatos esportivos da cidade.
Ansioso com a primeira viagem para outro estado, Matheus já pensa em defender seu projeto e fazer novas amizades.
 Há um contraste grande entre o Brasil multicultural e o Brasil intolerante. Eu já estou preparando um projeto para levar a Brasília, e quero aproveitar essa chance para conhecer pessoas novas de outros estados – destacou.
Filho de trabalhador Rural, Matheus defenderá um projeto que visa melhorias nos direitos trabalhistas na área Rural.
Fonte: Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Reportagem Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário