terça-feira, março 14, 2017

MACACO É ENCONTRADO MORTO EM VIA PÚBLICA DE ALÉM PARAÍBA COM MARCA DE AGRESSÃO

Foto real, da rede social / reprodução
Após a foto de um macaco morto, caído em via pública de Além Paraíba ser assunto nas redes sociais, despertando preocupação, a Secretária Municipal de Saúde Bethânia Reis Gracioli, emitiu uma nota tranquilizando os munícipes. 
Fonte: mamiferos.mundoentrepatas.com/sagui.htm
Em outras localidades do país, alguns macacos tem sido mortos a pauladas, mortos por algumas pessoas acreditarem que ele seja emissor da febre amarela, UM GRANDE ERRO e lembre-se: Matar animais é crime, passivo de prisão.
Nota de Esclarecimento à População
Informamos ter sido encontrado um macaco morto no bairro Santa Rosa, e mesmo sob forte suspeita de morte após agressão; este foi recolhido pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município e acondicionado, devidamente, sob refrigeração, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde de MG e será encaminhado amanhã (14/03/17) à Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS) que por sua vez o encaminhará ao laboratório de referência em Belo Horizonte.
Ressaltamos que:
• Permanecemos na Categoria 2; uma vez que somos município limítrofe a região com caso de epizootia confirmado e teremos um caso de epizootia em investigação.
• Não temos prazo estabelecido para o recebimento do resultado deste exame; uma vez que devido a ocorrência do mesmo caso em vários outros municípios a demanda do laboratório de referência não é a mesma da rotina.
• A vacinação continua sendo intensificada; estando uma boa parte de nossa população vacinada. E para esta semana voltamos a vacinar todos os dias, em todas as unidades e até amanhã definiremos estratégia para disponibilizar a vacina para parte dos usuários que por algum motivo estão sendo privados de ir às Unidades de Saúde no horário de atendimento normal.
• Conforme orientado em reunião ocorrida na GRS de Leopoldina na sexta feira – 10/03/17, a vacinação da zona rural já está sendo realizada porta a porta e concluiremos o quanto antes 100% desta população com maior risco de exposição à doença.
No mais, nos colocamos à disposição para esclarecimento de eventuais duvidas."
Fonte: Secretaria de Saúde de Além Paraíba-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário