sexta-feira, janeiro 05, 2018

LASER VASCULAR TRATAMENTO DE VARIZES SEM CIRURGIA. “O Futuro É Agora”. ENTREVISTA COM O DR. FLÁVIO REIS GOUVÊA

O cirurgião cardiovascular e endovascular Dr. Flávio Reis Gouvêa responde as principais dúvidas sobre varizes e fala sobre os tratamentos de última geração em Muriaé-MG e região. Nesta entrevista, o  Dr. Flávio, responde as principais dúvidas sobre varizes e tratamentos.

A PERGUNTA É: Porque surgem as varizes?
Dr. Flávio, responde: as varizes surgem por uma fraqueza na parede das veias, que leva á dilatação com perda da função valvular ou afeta diretamente o retorno venoso. o fluxo de sangue, ao invés de subir de volta ao coração, reflui para as pernas causando dor, inchaço, queimação, dormência, câimbras, coceira e outros.

A PERGUNTA É: porque algumas pessoas têm varizes e outras não?
Dr. Flávio, responde: isto é muito interessante e tem muito a ver com a predisposição familiar (genética) e com estilo de vida. A hereditariedade esta presente em 80% dos casos. Aí a pessoa tem muitos filhos, esta acima do peso, as alterações hormonais, anticoncepcional e percebem quais as varizes aparecem e aumentam rapidamente.

A PERGUNTA É: quais as recomendações para aliviar os sintomas e controlar a evolução da doença?
Dr. Flávio, responde: assim que verificar o aparecimento das varizes, vasinhos ou micro varizes sugiro que procure logo um médico da sua confiança. 
Recomendo atividades físicas aeróbicas: como corridas, transporte, ciclismo e natação. Gosto muito do pilates , porque trabalha bem a respiração e a musculatura da panturrilha sem impacto. Pessoas com intestino preso também tem mais problemas de varizes e hemorróidas e devem ter uma dieta a base de fibras e beber muita água. As meias elásticas são recomendadas pra quem trabalha muito em pé , sente dores e peso nas pernas.
A PERGUNTA É: existem medicamentos para varizes que realmente funcionam?
Dr. Flávio, responde: não existem medicamentos que evitem o aparecimento ou que contribuem para diminuição ou menor progressão da doença. Existem medicamentos que aliviam a dor, a sensação de peso, câimbras, inchaços e outros sintomas. São chamados de venotônicos e eu os prescrevo com freqüência.
A PERGUNTA É: vemos várias denominações para a doença venosa, fala-se de varizes, veias arrebentadas, varicoses, vasinhos entre outras . Afinal, o que é correto?
Dr. Flávio, responde: vamos lembrar que é uma doença que atinge muitas pessoas. De modo simples, se ocorre a dilatação de um ou mais capilar, denominamos de telangectasias que são os “vasinhos” com ate 1 mm de diâmetro podendo ser primária surge sem comunicação com os vasos abaixo da pele (veias nutridoras) ou secundária quando existe uma conexão com uma veia nutridora. 
Quando a dilatação atinge uma rede de veias logo abaixo da pele e adquirem um aspecto azulado ou esverdeado e com 1 a 2 mm são chamadas “micro varizes” ou “veias reticulares”. Agora, aquelas veias maiores, bem dilatadas com mais de 3 milímetros de diâmetros causando ou não relevo na pele, estas sim, são chamadas de varizes.
A PERGUNTA É: Dr. Flávio, qual a sua visão sobre o futuro e o presente do tratamento das varizes , micro varizes e vasinhos?
Dr. Flávio, responde: Vejo cada vez mais uma tendência a tratar no consultório e com procedimentos minimamente invasivo, sem internação, com anestesia local e sem necessidade de repouso ou afastamento do trabalho e da academia de ginástica.  O médico vascular moderno deve dominar todas as técnicas e tecnologias, pois a doença é complexa.


ENDOLASER
O endolaser, por exemplo, é uma técnica revolucionária, minimamente invasiva, ou seja, sem cortes, aonde é realizada a punção precisa da veia a ser tratada com ultrassonografia pela técnica de seldinger, utilizando cateteres especiais. 
Uma fibra especial é introduzida na veia doente a ser tratada e acoplada no equipamento de Endolaser. 
Após o posicionamento correto da fibra dentro da veia é calculada a energia do laser a ser empregada na termoablação por fototermólise (destruição seletiva da veia) e realizada a tumescência ao redor de toda a veia, tudo em tempo real. 
O laser é disparado e acompanhamos o fechamento da veia por ultrassonografia sem o risco de ficar segmento de veia sem tratamento.
O Endolaser por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, sem anestesia na coluna, sem cortes, realizado com anestesia local e sedação, proporciona inúmeras vantagens aos nossos pacientes, como: menor tempo de internação hospitalar com alta no mesmo dia; mínimo de sangramento e hematomas no pós-operatório, menor risco de pigmentação da pele, menor risco de lesão vascular e de nervos , ausência de cicatriz, menor risco de dor, e infecção no pós-operatório com retorno rápido as atividades cotidianas (trabalho, academia, caminhadas, dirigir, e praticar esportes).
VEJA NOSSO VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário