segunda-feira, agosto 21, 2017

SECRETARIA DE FAZENDA DA CIDADE DE SAPUCAIA-RJ E PUC RIO, PROMOVEM INTERCÂMBIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA.

O Secretário de Fazenda de Sapucaia, Cleiton Tavares de Oliveira (o primeiro na foto acima, da direita para a esquerda) acompanhado do Gestor Público Danilo Bertoloto, reuniu-se na última sexta-feira,18 de agosto, com docentes da PUC (Pontifícia Universidade Católica), na Gávea, Rio de Janeiro, para discutir ferramentas tecnológicas que envolvem, dentre outros assuntos, soluções para monitoramento de pedágios, eficiência energética, crédito de oxigênio, capacitação de servidores e modernização da gestão administrativa.
Trata-se de cooperação técnica entre a Prefeitura de Sapucaia e a Fundação Padre Leonel Franca, mantenedora da PUC, para o desenvolvimento de produtos que visem trazer não apenas eficiência no atendimento ao público e na fiscalização e arrecadação de tributos, mas igualmente transparência nas ações de apoio ao crescimento do município.
“Monitoramento e fiscalização são prerrogativas da gestão pública. Investir na eficácia de instrumentos que auxiliem este tema e na troca de experiências entre servidores e a academia (universidade), é um dos caminhos para encontrar saídas inteligentes aos problemas que surgem e legar à administração a competência e a transparência devidas à população”, enfatiza Cleiton.
Dentre os recursos propostos no primeiro contato, estão a possibilidade de criação de aplicativo com fórmula de cálculo de fração de pedágios e controle de fluxo de veículos junto às concessionárias, diagnóstico e programa de eficiência energética para a iluminação pública (como forma de economia e sustentabilidade) e parceria para treinamento e capacitação de funcionários, que abrangem visitas técnicas, palestras, oficinas, seminários e intercâmbio entre pesquisadores e alunos da PUC Rio e servidores da prefeitura.
Participaram do encontro os professores Luiz Fernando Bessa Seible, Luiz Carlos Monteiro, Bruno Teixeira e Délberis Araújo Lima, dos laboratórios de Governo Eletrônico, Informática e Engenharia da PUC Rio.
Dívida previdenciária
Cleiton Tavares e Danilo Bertoloto estiveram, ainda, na Barra da Tijuca, para reunião com o consultor atuarial Júlio Machado, a fim de tratar da dívida previdenciária do IAPSS (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Sapucaia). O déficit, que passa dos
117 milhões, deverá ser dividido em parcelas mensais que garantam o pagamento, o controle de crescimento da folha e a evolução dos salários.
Entenda
Planos previdenciários contemplam muitos anos de composição. A previdência necessita ter equilíbrio financeiro para saldar indenizações e aposentadorias. O deficit atuarial ocorre por acúmulos anteriores e falta de aporte de recurso (o valor a pagar excede o da arrecadação). Quando há incerteza, como é o caso de Sapucaia, devido ao ônus que veio sendo acumulado ao longo do tempo – aliado à ausência de providências de gestões anteriores – é imprescindível realizar diagnóstico dos riscos e propor soluções para a saúde da instituição previdenciária. A administração responsável é o que garantirá a manutenção do sistema e o direito dos beneficiários a reajustes salariais, aposentadorias e indenizações.


Fonte: PMS-RJ / Jornalista Daniele Barizon
Reportagem Blog do Adenilson Mendes - A Notícia È.

Nenhum comentário:

Postar um comentário