segunda-feira, janeiro 18, 2016

CHEIA DO RIO PARAIBA CAUSA DANOS AO HEMOMINAS E SECRETARIAS DO MUNICIPIO DE ALÉM PARAÍBA-MG

Na tarde desta segunda-feira (18) estive presente na Unidade do Hemominas e na Secretaria Municipal de Saúde localizadas no bairro Ilha Recreio em Além Paraíba-MG, local este que também foi castigado pela cheia do Rio Paraíba do Sul no ultimo sábado (16)
Fui recebido pelo administrador da Unidade, Sr. José Henrique Aguiar Lameira. Ele relatou-me que obteve informação do vigia de plantão no sábado, em que as águas do Rio Paraíba do Sul teria invadido a Unidade e que horas depois a energia elétrica teria sido suspensa como medida de prevenção por parte da empresa ENERGISA, o gerador entrou em atividade automaticamente, só com as águas tomando parte do mesmo entrou em pane. 
Com isso TODO ESTOQUE de sangue foi perdido. As águas danificaram ainda outros equipamentos, pois no interior alcançou mais de 50cm (cinquenta centímetros) em 20 (vinte) anos da Unidade naquele local essa foi a primeira vez que isso ocorreu. 

Na data desta segunda-feira, a Unidade não foi aberta ao público e todos funcionários trabalharam em tempo total realizando uma faxina na Unidade. Nesta terça-feira (19) o Hemominas vai funcionar normalmente. Em breve, um chamamento será divulgado a toda população para receber novas doações e repor todo prejuízo causado pela cheia do Rio Paraíba do Sul.
"LIXO COMUM"
Na Secretaria de saúde, que fica ao lado do Hemominas, as águas também ocasionaram grande prejuízo, TODO ESTOQUE de vacina foi dado como perdido (o gerador de energia elétrica foi atingido também pelas águas entrando em pane), além de materiais de proteção individual, creme dental, xaropes e outros que a equipe técnica estão contabilizando no almoxarifado odontológico e três CPUs de computadores da Unidade foram danificados.

 A Doutora Júlia Maria Knop Mendonça (foto), me recebeu em sua sala e explicou a real situação em que se encontra a Secretaria de Saúde, pós cheia do Rio Paraíba do Sul. "Foi algo estarrecedor. Disse a Secretária Municipal. "
A reposição será feita de acordo com a quantidade perdida após a conclusão dos levantamentos que estão sendo realizados.
A Doutora Júlia me disse ainda que não se encontra de féria e sim esteve no fim do ano e inicio de janeiro, na cidade de Juiz de Fora-MG visitando familiares e que jamais tiraria féria em uma situação trágica de doença e anormalidade que vivemos, o que houve foi um erro de comunicação que já foi resolvido ( mesmo tendo direito de féria e tendo protocolado pedido das mesmas). Na data de hoje (18) a Secretaria não foi aberta ao público em sua totalidade e sim em casos emergenciais e que amanhã (19) o atendimento ao público retornará. Para qualquer esclarecimento ela deixou o telefone da Secretaria á disposição. 32 - 3462 - 6800.
 A Secretaria de Assistência Social, local onde fica o albergue, também foi alcançado pelas águas, não recebemos detalhes dos materiais danificados. 
Próximo ao SESI, caminhões da prefeitura Municipal despejavam o que sobrou de muitas casas e lojas, como se pode ver nas fotos abaixo.
 Reportagem e fotos: Adenilson Mendes  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário