31 de outubro de 2014

FOGO EM VEGETAÇÃO ASSUSTA MORADORES EM ALÉM PARAÍBA NA TARDE DESSA SEXTA-FEIRA




O fogo consumiu uma área de  vegetação seca trazendo medo aos moradores no bairro Boiadeiro com divisa ao bairro Porto Velho em Além Paraíba. O fato ocorreu por volta de 13h dessa sexta-feira (31), o vento fez com que as chamas se propagassem ainda mais rápido. Quem passava pelas Ruas José Mercadante e Dr. Antônio Augusto Junqueira e Elói de Cerqueira  viram o incêndio. Aparentemente as casas próximas não foram afetadas, apenas a fumaça invadiu as casas. Uma hora depois o fogo perdeu a intensidade, mas há focos em alguns pontos na divisa com uma chácara. 



ZUENIR VENTURA, ENSCRITOR E JORNALISTA NASCIDO EM ALÉM PARAÍBA-MG VAI OCUPAR CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

"O escritor e jornalista Zuenir Ventura foi eleito nesta quinta-feira (30) como o sucessor de Ariano Suassuna na Academia Brasileira de Letras, em votação realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
FOTO: WIKIPÉDIA
Colunista do jornal "O Globo", Zuenir Ventura, 83, é um dos mais renomados jornalistas do país --vencedor do Prêmios Esso de Jornalismo e do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Ele se torna o novo ocupante da cadeira 32, vaga após a morte de Suassuna no dia 23 de julho deste ano, no Recife.
"É um misto de emoções positivas: alegria, claro, muita responsabilidade", disse Zuenir ao UOL. "Neste momento, sobretudo, é uma sensação de profunda felicidade. Na minha vida profissional, não me lembro de uma notícia que tenha me dado tanta alegria", completou.
O presidente da ABL, Geraldo de Holanda Cavalcante, também comentou a eleição do novo acadêmico. "Recebemos Zuenir com grande alegria. Ele é um cronista, um escritor querido por sua dedicação e por sua lucidez. A Academia está muito feliz em recebê-lo", afirmou.
Zuenir recebeu 35 dos 37 votos possíveis, enquanto Thiago de Mello e Olga Savary tiveram um voto cada. A eleição foi realizada com a presença de 18 acadêmicos e os outros 19 votaram por carta.
Além de Suassuna, os ocupantes anteriores da cadeira 32 foram Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado.
 A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado de Minas Gerais já se ofereceram para pagar o fardão de Zuenir, o suntuoso traje inspirado nos uniformes de reis e membros da Academia Real Francesa que os acadêmicos precisam vestir para atender às sessões solenes da entidade. Os uniformes chegam a custar R$ 70 mil.
A posse do jornalista ainda não está marcada e só deve ocorrer em 2015.
                                           
                Carreira

Nascido em 1931 em Além Paraíba, interior de Minas Gerais, Zuenir ingressou no jornal carioca "Tribuna da Imprensa" nos anos 1950. Em 1959, recebeu uma bolsa do governo francês para estudar em Paris, e atuou como correspondente da "Tribuna", fazendo coberturas de eventos históricos, como a passagem de João Goulart pela capital francesa antes de se tornar presidente e o encontro de cúpula em Viena entre Kennedy e Kruschev.
Zuenir depois retornou ao Brasil e trabalhou em veículos como "O Cruzeiro" e "Visão". Em 1968 foi preso, acusado de atividades subversivas pela ditadura militar. Ele depois escreveria um dos maiores destaques de sua bibliografia: "1968: O Ano que Não Terminou" (1989), que se tornaria inspiração para a minissérie "Anos Rebeldes", da Rede Globo. Nos anos 1970 e 1980, Zuenir ocupou ainda cargos de chefia em publicações como as revistas "Veja" e "IstoÉ".
Em 1989, o jornalista foi enviado para o Acre para cobrir para o "Jornal do Brasil" um dos casos de maior repercussão daquele ano: o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes. Com as reportagens, Zuenir ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo e o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Ele ainda voltaria ao tema em 1990, quando voltou à região para acompanhar o julgamento dos responsáveis pela morte de Chico Mendes. O caso foi retomado no livro "Chico Mendes - Crime e Castigo", publicado em 2003, obra que reúne as reportagens originais sobre o seringueiro e também narra uma viagem de retorno ao Acre 15 anos depois, na qual Zuenir revisitou lugares e personagens envolvidos no crime.
Em 1995, Zuenir ficou com o segundo lugar no Prêmio Jabuti de Reportagem pelo livro "Cidade Partida", em que conta a experiência de passar nove meses frequentando a favela de Vigário Geral e retrata as causas da violência no Rio.
No cinema,  ele codirigiu o documentário "Um Dia Qualquer" e foi roteirista de outro, "Paulinho da Viola: Meu Tempo É Hoje", de Izabel Jaguaribe. Suas livros mais recentes são "Minhas Histórias dos Outros", "1968 - O que Fizemos de Nós" e "Conversa sobre o Tempo", com Luis Fernando Verissimo.
Em 2008, Zuenir Ventura recebeu da ONU um troféu especial por ter sido um dos cinco jornalistas que "mais contribuíram para a defesa dos direitos humanos no país nos últimos 30 anos". Em 2010, foi eleito "O jornalista do ano" pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros.
Aos 81 anos, em 2012, o jornalista se lançou à literatura e publicou seu primeiro livro de ficção, "A Sagrada Família", em que se inspira em suas memórias para narrar as descobertas, relações afetivas, sexuais, a culpa e o pecado de um garoto na década de 1940.
* Com reportagem de Cláudia Dias, no Rio de Janeiro

FONTE: http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/30/jornalista-zuenir-ventura-e-novo-imortal-da-academia-brasileira-de-letras.htm




ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA BR 393 NA NOITE DE QUINTA-FEIRA (30) NO DISTRITO JAMAPARÁ EM SAPUCAIA RJ

 Por volta das 19h de ontem (30) um acidente envolvendo um veiculo Golf  e uma carreta aconteceu na BR 393 na altura do KM 70. Apesar do forte impacto do acidente não houve vítimas fatais, alguns metros antes do acidente existe um quebra molas, acredita-se que a carreta estava em baixa velocidade. Os quatro ocupantes (sendo três mulheres e um homem) do veiculo Golf foram resgatados pelos socorristas da ACCIONA, concessionária que administra os serviços de manutenção da BR. Todos foram levados ao Hospital São Salvador de Além Paraíba, foram medicados e liberados.

Matéria sujeita a atualização.

30 de outubro de 2014

HOMEM DE 46 ANOS DESAPARECIDO EM CATAGUASES É ENCONTRADO MORTO NAS ÁGUAS DO RIO POMBA


"Foi encontrado no Rio Pomba, por volta das 12h30 de ontem (29), o corpo do morador do bairro São Vicente, Odair Antônio, de 46 anos, conhecido por "Índio" ou "Nenem", que estava desaparecido desde sábado a noite, noticiado pelo site Mídia Mineira, parceira do blog do Adenilson Mendes.
Odair foi visto pela ultima vez, perto da AFAN (Associação Fraterna de Apoio aos Necessitados), apos ter bebido em um bar no mesmo bairro.
A Polícia Militar foi acionada, juntamente com a Defesa Civil, para retirar o corpo que estava agarrado em um banco de areia próximo ao Areão do Zezinho, no bairro Taquara Preta. Familiares também estiveram no local e reconheceram o corpo, que foi levado para o IML (instituto Médico Legal) em Cataguases.
Em seu bolso, a perícia técnica encontrou um fone de ouvido e o cordão de prata que ele costumava usar, aparentando ter sido guardado antes de entrar no rio, no corpo não havia marcas de violência, porém, a causa da morte, ainda será investigada pela Polícia Civil.
Odair era casado com a Sra. Oguináustia das Dores Lima de Oliveira, conhecida como "Gui" e deixa um casal de filhos. o sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) no Cemitério São José em Cataguases."

FONTE: Fotos e texto (adaptado) midiamineira.com

29 de outubro de 2014

FALECEU WALKÍRIA, ESPOSA DO FRANCISCO, DO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE EM ALÉM PARAÍBA

Foto:Marcelo Santiago

Foto enviada por amigos da família
Aos 51 anos de idade, faleceu no início da tarde de ontem (29) por volta das 13h, a Senhora Walkiria Regina de Almeida Coelho, trabalhava no escritório de contabilidade no bairro Porto Velho em Além paraíba, esposa de Francisco Simplício do Couto Coelho (Sr. Chico). Walkiria que também era Contadora, responsável pelo escritório de Contabilidade que antes era comandado pelo esposo. Segundo informações de amigos ligados diretamente a família, ela estava em seu escritório e sentiu-se mal, um médico que estava numa Clínica próximo foi chamado e realizou os primeiros procedimentos, após uma Unidade do SAMU chegou ao local, e segundo foi dito, ela foi vítima de infarto fulminante. A empresa funerária que presta serviço ao município fez a remoção do corpo com autorização médica e foi levado a Capela Mortuária. Além do esposo Francisco, Walkiria deixa um casal de filhos adultos (Gabriel e Lívia), parentes e amigos.
O velório aconteceu na Capela Mortuária de Além Paraíba e o sepultamento aconteceu ás 10h de quinta-feira (30) no Cemitério Municipal de Além Paraíba.
Francisco e Walkíria (foto editada) enviada por amigos da família
AOS FAMILIARES, PARENTES E AMIGOS, RECEBAM NOSSO PESAR.


HOMEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ALÉM PARAÍBA NA MADRUGADA DESSA QUARTA-FEIRA, RECEBEU TRÊS TIROS

No inicio da madrugada dessa quarta-feira (por volta dos 30 min. 29/10) André Pereira da Silveira conhecido por "João Gria" aparentando 30 anos de idade, foi vítima de uma tentativa de homicídio. Segundo informações apuradas, o crime aconteceu no bairro Morro da Conceição (Planeta Dois) em Além paraíba-MG após uma discussão com um adolescente já conhecido no meio policial. Ele teria sido alvejado com pelo ao menos três tiros (um no tórax, outro na costela lado esquerdo e um por último nas costas). A vítima foi socorrida pela unidade do SAMU em estado grave e levado direto a sala de operação do Hospital São Salvador de Além Paraíba, passou por cirurgia e se encontra internado na U.T.I. A Polícia Militar esteve no local realizou buscas nas imediações, o autor dos disparos não foi localizado, a motivação pode ser velhas desavenças.  Lembrando que em agosto desse ano (24),  
FOTO DE INTERNET / REPRODUÇÃO 
 André conhecido por "João Gria" passou por uma tentativa de homicídio no mesmo bairro e sobreviveu aos cinco tiros que foi disparados em sua direção, sendo que dois o acertou, um projétil ainda está alojado em sua cabeça, acredita-se que o caso tenha ligação, na ocasião o acusado dos disparos foi um adolescente que mora no bairro vizinho, Jardim Santa Rosa. 




28 de outubro de 2014

MULHER DE 40 ANOS É AGREDIDA EM VOLTA-GRANDE-MG E BUSCA POR JUSTIÇA

Uma senhora de nome Débora, 40 anos de idade, foi vítima de agressão na última sexta-feira (24) em Volta-Grande, cidade da Zona da Mata Mineira. Os acusados também moram na própria cidade, segundo informações de uma fonte, Débora que é servidora pública do município após trabalhar num evento cultural, ao sair do banheiro foi surpreendida com uma garrafada na região da cabeça desferida por uma outra mulher, na seqüência o irmão da agressora lhe aplicou uma rasteira vinda à mesma cair no chão, recebendo vários ponta pés. Além da lesão no rosto, teve outras equimoses na parte do corpo, principalmente em um dos joelhos. Em contato com a senhora Débora, disse-me que a agressora lhe acusou de deboche. O caso foi registrado no destacamento da Polícia Militar de Volta Grande, ela foi medicada na Unidade de saúde de Volta-grande (Maternidade) e vai a Delegacia de Polícia Civil de Além Paraíba para prestar outros esclarecimentos em relação ao fato. Débora disse ainda, que a agressora teria postado no Facebook uma mensagem ameaçadora. 
 "Vou tomar todas as medidas cabíveis para que os danos sofridos, principalmente a vergonha que passei diante das pessoas e diante das minhas filhas que presenciaram toda agressão, sejam-me ressarcidos de acordo com a lei, contou Débora".

26 de outubro de 2014

ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO, CONFIRA OS RESULTADOS DAS CIDADES VIZINHAS DE ALÉM PARAÍBA

VEJAM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE E GOVERNADOR EM NOSSA REGIÃO - RIO E MINAS.
FONTE: http://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/2turno/rj/











RESULTADOS NAS CIDADES DA REGIÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.












CANTOR GOSPEL CHRIS DURAM ESTARÁ HOJE EM ALÉM PARAÍBA-MG



A Igreja Batista em Renovação Espiritual e todos seus membros (que podem ultrapassar o número de dois mil), estão comemorando desde de ontem (25), 39 anos de organização em Além Paraíba.  "Liderada pelo pstor Plínio de Paula" juntamente com sua esposa Maria da Glória Quindeler de Paula e seus filhos gêmeos, Nilcimar Quindeler de Paula e Nildomar Quindeler de Paula,Vindos do Terceiro Distrito de Cantagalo - RJ (São Sebastião do Paraíba)
 A igreja começou no Morro da Conceição, depois passaram para Rua José Mercadante no bairro Porto Velho e posteriormente adquiriram um terreno e construíram a sede da IGREJA BATISTA EM RENOVAÇÃO ESPIRITUAL, na Rua Elói de Cerqueira nº57 no bairro Jaqueira. Em 1975 registraram em Cartório o nome da Igreja. PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM RENOVAÇÃO ESPIRITUAL DE ALÉM PARAÍBA...
 A Igreja conta em primeiro lugar com a força ativa do Espírito Santo de Deus e com os departamentos: - Infantil, Adolescente, Jovem,de Senhor,de Senhora, Coreografias, Evangelismo, Coral, Grupos e Conjuntos Musicais, Assistência Social, Corpo de  Diaconato e os auxílios dos Pastores, Lúcio Bittencourt e Marcelo de Jesus Balbino. 
 HOJE, a igreja conta com a presença de um dos mais renomados cantores da música gospel do Brasil (Francês radicado no Brasil) CHRIS DURAN, que é também pastor.

PARABÉNS Á TODOS DA IGREJA BATISTA EM RENOVAÇÃO ESPIRITUAL DE ALÉM PARAÍBA !

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

24 de outubro de 2014

POLICIA MILITAR DE ALÉM PARAÍBA PRENDE TRAFICANTES E APREENDE DROGAS ENCONTRADAS EM TRAVESSEIRO E DENTRO DE SOFÁ

FOTOS ENVIADAS PELA POLÍCIA MILITAR DE ALÉM PARAÍBA-MG
Por volta das 15h dessa sexta-feira (24) a Policia Militar de Além Paraíba sob o Comando do Capitão Camilo. Equipe formada pelo Cap. Camilo. Sgt. Èder, Sgt. Torres e Sd. Serpa, deslocaram até a parte alta do Morro da Conceição. Após um trabalho investigativo e vários levantamentos chegaram a conclusão em que uma casa na parte inferior de um bar era usada como ponto de preparo e tráfico de drogas. Ao chegar no local acima citado de forma repentina e com testemunhas, depararam com um cidadão de nome Adriano Alves, de apelido "Vampeta" aparentando 29 anos de idade na escada de acesso a residência do Sr.Aílton Barbosa de Souza, de apelido "tuca" aparentando  51 anos de idade,ambos apontados como responsáveis pelo tráfico de drogas naquela área. Foram feitas buscas pessoais nos citados e nada de ilicito foram encontrado, porém ao efetuar buscas nos comodos da residência do "Sr.Tuca" na sala precisamente em um travesseiro, foram encontrados 157 PINOS DE UMA SUBSTÂNCIA ANÁLOGA A COCAÍNA pronto para serem vendidos. No quarto, dentro de uma cômoda foram encontradas aproximadamente 50 gramas de uma substância análoga a cocaína embalada num plástico azul e R$30.00 (trinta Reais), na estante foi encontrado R$5.00 (Cinco reais). Em um outro quarto dentro do encosto do sofá foram encontrados 268 PINOS DE UMA SUBSTÂNCIA ANÁLOGA A  COCAÍNA prontos para serem vendidos e 01 BUCHA DE UMA SUBSTÂNCIA ANÁLOGA A MACONHA.
Foi preso também em flagrante o Sr. Adilson barbosa de souza aparentando 49 anos idade.
 Na presença de uma testemunha o autor Aílton Barbosa "TUCA" assumiu a propriedade de toda droga encontrada e disse que a droga veio da cidade do Rio de Janeiro.

Diante dos fatos , todos os envolvidos receberam voz de prisão em flagrante e levados á Delegacia de Justiça Local.
FONTE: Polícia Militar de Além Paraíba-MG

HOMEM SURTA EM RUA DE ALÉM PARAÍBA E É RESGATADO PELO CREAS

 Na manhã de hoje (24) um homem que não teve sua identidade revelada, encontrava-se caído na calçada no início da Rua Aníbal Furtado de Souza entrada ao bairro Granja três de Outubro. Foi socorrido por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba. De acordo com as informações da Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Srª Bernadete Garcia Machado, nos repassada via telefone, que o Sr teve um surto, e não teve condições de responder as perguntas que lhes eram feitas. O resgate aconteceu da seguinte forma: - Após receber a informação que havia um homem caído na calçada do citado bairro, uma equipe do CREAS foi deslocada para a abordagem, uma ambulância da Secretaria de Saúde do município de Além Paraíba que passava no momento foi parada e prestou o resgate levando-o ao Hospital São Salvador onde foi medicado e liberado. Acompanhado pelo CREAS, o homem foi levado ao Albergue Municipal onde recebeu banho e alimentação. Após foi conduzido ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde foi avaliado pela equipe técnica do órgão. A tarde o senhor foi novamente internado num leito de saúde mental do Hospital São Salvador, acompanhado por assistente social e um educador, foi  examinado pelo Dr. Antônio Clarét de Almeida.
O homem encontra-se alojado no Albergue Municipal, recebendo os cuidados necessários. 
Matéria atualizada ás 9h30min no dia 25/10

AS FOTOS FORAM CEDIDAS POR UMA LEITORA DO BLOD ADENILSON MENDES.