quinta-feira, agosto 08, 2013

"MINEIRO FAZ CARRO ANDAR SEM MOTORISTA E OBEDECE VOZ DE COMANDO PELO CELULAR"

O mineiro Alessandro Dias criou para si um carro inteligente, que responde a mais de uma dezena de comandos acionados por voz. A comunicação entre o dono e o veículo se dá por meio de um aparelho celular.
O carro do eletricista de 39 anos obedece às orientações para ligar, abrir o teto solar, ativar a ignição, acelerar, dar seta, abaixar vidros, buzinar ou acender os farois.
— Tudo que eu falo para ele fazer, ele me obedece em dois segundos, em tempo real, em
qualquer parte do Brasil.
O comando pode ser emitido por qualquer pessoa, uma vez que o sistema não faz reconhecimento de voz. No entanto, o eletricista de Muriaé, na Zona da Mata mineira, criou um sistema anti-furto para proteger seu veículo, batizado de "New".
O esquema anti-furto emite um sinal sonoro se o carro sofrer tentativa de furto. Se o ladrão tentar arrancar o carro, recebe uma descarga elétrica de até 13 mil volts, suficiente para deixar um adulto desmaiado. Só a leitura da impressão digital de Dias pode controlar a situação.
Família de "astronautas"
Segundo Dias, a população da cidade afirma que a família é feita de "astronautas" e "cientistas". Apesar de terem fama de "malucos", o eletricista explica que tudo é fruto do interesse pela ciência.
A mania e capacidade de criar parece mesmo ser genética, uma vez que o irmão de Alessandro criou um sistema de comando de voz para a sua casa, que abre portões, acende luzes e liga a cascata da piscina de acordo com orientações dos moradores.
O grande inspirador dos irmãos seria o pai deles, Jair Rodrigues, de 65 anos. Os filhos contam a última aventura do pai.
— Esses dias ele inventou um avião, construiu e voou nele. Mas ele caiu na lagoa, quebrou tudo e ficou 9 meses internado no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário